quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Lendo pelo caminho a fora!

Ufa! Faz tempo que eu não escrevo nada por aqui...mas foi por uma boa razão! Estive andando pelo caminho de Santiago, na Espanha, durante minhas merecidas férias! Eis que pela estrada a fora, fui me descobrindo em estado interessante e na volta: Surpresa!!! Gravidez confirmadíssima pelas imagens lindinhas de meu filhote na tela da ultrassonografia! Até nisso o caminho me ajudou: eu antes tāo insegura quanto ao momento ideal, quanto às condições ideais, voltei mais segura de que nada é por acaso e que o agora é sempre o melhor momento quando a vontade torna-se irresistível. Ao longo de minhas aventuras em busca do meu "eu interior", acabei por descobrir que, na verdade, no meu interior já crescia um outro "eu"...muito menos complexo, muito mais concreto, muito mais fácil de amar! Esse tempo era o que eu precisava para elaborar minha versão mãe que, ao contrário do mito divulgado pela mídia em geral, não veio pronta e acabada, impressa em minha personalidade feminina. Durante muito tempo nem soube se queria ou se seria um dia a mãezona de comercial de margarina e achava uma grande bobagem esse lance de mulher que "nasce pra ser mãe". Foi quando me peguei comendo fruta o dia inteiro, eliminando o café, me preocupando em beber mais água, me preocupando se o sol estava muito forte, que percebi o quanto queria ser mãe. Quando finalmente cheguei à Catedral de Santiago, dos muitos pedidos que carreguei na bagagem, por inúmeros kms, entreguei mesmo só os alheios, aqueles que outras pessoas me encarregaram de levar ao Santo, de mim ele ouviu um único agradecimento pelo presente que sabia que já tinha recebido. 
Bem, além dessa maravilhosa surpresa, o caminho trouxe também muitas leituras inesperadas que hoje compartilho aqui. Digo inesperadas porque, sinceramente, depois do primeiro dia de caminhada vi que seria impossível carregar um livro, por menor que fosse, já que mal aguentava minha mochila média, nem era das maiores! Fiquei até meio triste por abrir mão deste prazer durante tanto tempo...confesso que saí daqui acalentando a vontade de descobrir um ótimo pocket book que eu pudesse ir lendo...mas não deu! É aí que entra o Universo conspirando a meu favor! Sabendo de minha frustração, Deus me enviava um verso aqui, um salmo ali, uma banca de revistas acolá, e pasme: até meu clássico favorito esbarrou comigo em um albergue no meio do nada: "E o Vento Levou..." Não resisti e li o capítulo em que Rhett Butler  deixa Scarlet O'Hara no meio do nada, para seguir o exército praticamente derrotado das tropas do sul durante a Guerra de secessão, não sem antes dar-lhe um beijo daqueles, um dos meus favoritos, inclusive, no cinema! O engraçado é que o livro foi abandonado por algum peregrino italiano, então, o que eu não entendia, imaginava, tentando lembrar da versão original... coisas da vida! Perfeiçāo não dava, né?!
Destaco as passagens lidas em dois momentos muito críticos desta viagem: o primeiro na chegada ao albergue de Burgos, quando me debatia com o sentimento de culpa por ter que pular um trecho da caminhada até Leon, por motivos de cansaço extremo e pelas dificuldades desta etapa, para a qual nāo me sentia apta. 



Mais tarde, depois de encarar uma dura subida ao Cebreiro, fui recompensada por uma passagem da bíblia que estava aberta bem em frente ao banco em que me ajoelhei para rezar na Igreja. 


Destaco apenas essas duas passagens porque de todas foram as mais significativas, por praticamente responderem meus questionamentos e dúvidas no momento em que chegaram a mim, mas quantas vezes nos deparamos com pequenos sinais, verdadeiros recados a nós endereçados, que teimamos em não receber... Que seja a alegria da chegada nossa eterna companheira, a nos motivar sempre a continuar andando, que seja essa alegria a transparecer em nosso semblante, por verdadeiro sentimento emanado de nossos corações, que somente palavras inspiradas por esta alegria de viver sejam proferidas por cada um de nós... para mim, a felicidade só se constrói assim, encarando cada mudança com a alegria da chegada!


Seja bem vindo, meu (minha) filho (a). Sua chegada é minha alegria!


2 comentários:

  1. Seja bem vindo afilhado!!!!!!! Sua chegada também é minha alegria! ;-p
    Não vejo a hr de apertar sua dobrinhas!!!
    Carol, vc podia ter lido livro pelo iphone no caminho....no meu iphone tem o "nosso lar"...mas nao li...hehehe

    bjoooos

    ResponderExcluir
  2. pois é, depois é que o André me falou isso...mas cá entre nós (não deixe o leo saber disso) eu acho a tela do meu Iphone meio pequena para ler livro...me cansa um pouco quando fico lendo os e-mails...mas ainda acho ele a melhor coisa que inventaram!

    ResponderExcluir