segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Biografia...pra ler cantarolando.

Se eu estiver lendo dois ou três livros ao mesmo tempo pode crer que um desses sobre o criado mudo será uma biografia.

Ando lendo assim como quem não quer nada a do Gilberto Gil.

Não sei o porquê, mas eu gosto até mais de ler sobre a pessoa quando ela está viva, participando do processo de relembrar a própria história. Acho biografia autorizada muito mais bacana do que as obras póstumas que relatam, na verdade, um olhar de terceiro, impressões de fora, tão mais frias e, muitas vezes, carregadas de uma visão pessoal que acaba impregnando a leitura...

Uma vez folheando uma biografia da Marilyn Monroe acabei desistindo de comprar por isso, achei que tinha uma pegada meio crítica e eu adoro ela, não quis ler mais, não queria ler a história dela com aquele viés. 

Há muitas maneiras de se contar uma história e eu sempre prefiro ouvir de quem viveu, presenciou, de alguma forma tem um envolvimento pessoal com aquele indivíduo sobre quem quero saber mais.

O Gilberto bem de perto é carregado de emoção, tem fotos do arquivo pessoal, tem declarações de amor e de amizade, tem letras sendo comentadas por quem escreveu aquilo de próprio punho e, por isso, mesmo ao ler você se sente parte daquele momento, entende muito bem o sentimento que emana daquelas composições que a gente cantou junto tantas vezes.

É muito interessante saber o que aconteceu naquele ponto da vida do cantor quando escreveu uma música que, para nós, simboliza uma etapa da nossa própria vida, nos remete a um sentimento parecido ou às vezes nada a ver com o que ele sentia naquele momento.

Não tem quem não busque a "paz"; não sofra com um momento "drão" e não decida mandar o "inferno pra longe daqui..." em certa etapa da vida!

Então, esse livro é pra vc que canta isso tudo aí com aquela voz que vem de dentro do coração, mesmo que se faça ouvir só dentro do seu chuveiro...delícia de leitura que vem com trilha sonora acoplada na memória, vai lendo e a música vai saindo do livro pra vida.

Muito bom!




Nenhum comentário:

Postar um comentário