domingo, 5 de junho de 2011

Biografias...

  Pode ser coisa de fofoqueira, mas adoro uma biografia! Gosto mais das oficiais, nunca me atraiu esse lance de biografia não autorizada. Afinal, até a fofoca exige um mínimo de ética profissional... Hahaha
  Brincadeiras a parte, acho a autobiografia a melhor espécie deste gênero. As grandes personalidades expondo suas decisões, suas aflições, curiosidades, versões de acontecimentos polêmicos, em geral, tudo isso me atrai bastante!
  A primeira que li foi ainda na adolescência, escrita por Priscilla Presley, "Elvis e eu",  da editora Rocco, obviamente, falando sobre seu casamento com o cantor americano que marcou uma época, Elvis Presley. Como eu o achava lindo e amava tudo que ele cantava, graças à coleção de LPs do meu pai, fiquei encantada em saber sobre a vida amorosa dele!!
  Esta semana acabei me deparando com o livro do Miguel Falabella, "Vivendo em voz alta",  editado pela Lua de Papel, quando esperava o início de uma sessão no cinema! Adoro as peças dele e me senti atraída pela foto da capa, porque acho o olhar dele super expressivo...     Não me arrependi do investimento! Foi uma delícia ler suas crônicas sobre assuntos para lá de pessoais, como bulling, perdas, vida familiar, amizade e saudades... Sua visão de mundo e seu bom humor a respeito da luta cotidiana do brasileiro para manter-se centrado na nossa realidade, às vezes perturbadora, me fizeram lembrar o quanto gosto deste tipo de livro! Sua escrita leve proporciona momentos de uma leitura muito gostosa que combina com tardes chuvosas!! Uma das características que mais gostei foi o clima nostálgico com que ele fala das recordações familiares e da importância de nos conectarmos sempre a este passado, mantendo vivas as coisas boas vividas anonimamente no seio de nosso primeiro ambiente social. Destaco a seguinte passagem de pág. 145:

  "E temos, todos nós, a responsabilidade de manter viva a parte da história que nos coube e cabe. Ainda que sem grandes acontecimentos, ainda que pequena, a chama deve ser bem-vinda. Antes das grandes datas, vêm as histórias anônimas de todos nós, os beijos apaixonados, os gritos de amor desesperado e os olhos no amanhã. Foram eles, em última análise, que construíram isso que chamamos de civilização". 

  Gostei especialmente desta parte, porque trago em mim recordações maravilhosas de momentos e pessoas que me serão sempre caros, não importa o que se tornem, os caminhos que nos afastem, as divergências imponderáveis... o que partilhamos permanece em mim, aquilo que elas foram e o que poderiam ter sido estará sempre em na minha memória. Isso me pertence e carrego de bom grado a responsabilidade de manter viva a chama da minha própria história.
Vale a pena conferir o livro!
http://www.travessa.com.br/VIVENDO_EM_VOZ_ALTA/artigo/28c8b22b-4344-442d-ad92-6e6003c70223
Quem sabe agora retomo a leitura daquela biografia do Tony Blair... mas isso fica para um outro post!!

2 comentários:

  1. Flor, adorei!
    Eu tb adoro o Falabela. Agora vou ter que comprar pra ler tb! ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu te empresto!!! Nada como um intercâmbio cultural! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir