segunda-feira, 25 de março de 2013

Aos noivos!


Um brinde aos Noivos!


Neste último sábado casaram-se Pri e Leo, minha irmã querida e meu cumpadre, agora cunhadinho oficial.  Esse post é dedicado a eles.
Proveniente de uma família lusitana de relações muito apaixonadas e calorosas (para o bem e para o mal), minhas emoções em relação ao casamento anunciado há alguns meses pela minha irmazinha do meio eram conflitantes...uma mistura de felicidade, ansiedade, frio na barriga, apreensão e um ciúme de quem percebe que ele vai mesmo levar ela embora, para uma vida só deles, longe das minhas vistas (a umas duas ruas de distância...mas enfim!) e da qual eu não sou personagem principal, sou só platéia. 
Que infantil, né?! credo...que apego possessivo é esse?? Afinal, quero que ela cresça e seja feliz! Sei que vc está lendo e me achando uma boba...
Também acho, mas vou mentir justo aqui? melhor não...
Enfim, o casamento foi tudo que eles são: alternativo, divertido, surpreendente, emocionante, íntimo, aconchegante, acolhedor e lindo! Perfeito até nas adversidades, como desejava que fosse para ela e como eu sei que será a sua vida de casada... 
Ali na festa não houve espaço para desafetos ou desencontros, quais?! Já nem me lembro mais...Meu peito estava repleto de um orgulho besta de quem acha que contribuiu para vê-la se tornar aquela noiva linda. Minha memória inundada pelas recordações maravilhosas que vivemos em outros momentos em família...uma viagem para a fazenda do Vô beto, um carnaval em Arraial, o primeiro aninho da Pri em Teresópolis, a formatura da tia Cris (a primeira que assisti), o casamento das minhas tias, a festa dos 15 anos de uma prima, o Natal da Vó Dulce, as peladas do meu pai em nosso sítio, o batizado de um primo, uma festa surpresa para a Deborah, férias na casa do Vovô em Barra de São João, meu casamento (ah, um suspiro!), o primeiro aninho do Miguel, um churrasco há mil anos atrás no sítio do "Tio Tuninho" em Maricá... que para mim é "tio"mesmo sendo primo...rsrsrsrs.
Família é mesmo uma maravilhosa invenção de Deus. Sou grata pela minha, até pelos seus erros, porque com eles aprendo todos os dias tudo o que sou e o que quero tentar não ser. Tenho amor por ela, toda ela, com seus agregados pelo casamento ou pelos namoros longos... porque quando reunida ela me traduz em sua alegria, paixão, rompantes e tradição vascaína, pintando a vida em cores fortes, como o batom vermelho da Deborah, minha irmã caçula, o destaque no quesito Glamour da festa! 
Quero ela sempre assim, repleta em suas imperfeições, complexidades e maravilhas, porque afinal somos todos feitos do mesmo barro e da nossa mistura nascem imagens gloriosas que nem o mais fino cristal poderia representar.
Casamento não é moleza, tem seus altos e baixos, mas com a pessoa certa é um encaixe perfeito, mesmo nas suas extremidades mais pontiagudas e nas rachaduras que parecem não ter mais como colar.  É o amor que vai burilando cada faceta das personalidades envolvidas, vai mesclando qualidades e defeitos até que ninguém sabe onde começa um e termina o outro.
Acho sempre minha mãe cada vez mais parecida com meu pai e acho ele tão melhorado por ela...é isso: o casamento.
A Pri e o Leo são a pessoa certa um do outro. Eu sei disso (eu e minhas certezas de quem se acha dona da verdade, mas deixa quieto....). A felicidade deles é a minha. Dela virão novos integrantes desta engrenagem que só vai funcionando e seguindo em frente, multiplicando suas funcionalidades e melhorando sua performance. Vai funcionar bem para sempre...porque não acredito que a morte nos separe.
Nenhum casal jamais foi tão abençoado em uma união tão ecumênica!
O Escritos e lidos presenteia o casal com um texto que faz parte da minha história, que conheci quando casei e que sempre leio quando preciso me lembrar  o que significa estar casada e o quanto quero que dê certo!
Compartilho com vcs na esperança de que ele renove os votos e desejos de felicidade que receberam de todos e na expressão da minha gratidão à vida por mais esse lembrete do que realmente importa para mim!
Meninos, sejam bons um com o outro e tudo vai dar certo! 
Stick together!
Boa viagem!!

Bjs!

"CÂNTICO DE NÚPCIAS
Nossos caminhos são agora um só caminho,
nossas almas, uma só alma.
Cantarão para nós os mesmos pássaros,
e os mesmos anjos desdobrarão sobre nós
as invisíveis asas.
Temos agora por espelho os nossos olhos;
o teu riso dirá a minha alegria,
e o teu pranto, a minha tristeza.
Se eu fechar os olhos, tu estarás presente;
se eu adormecer, serás o meu sonho;
e serás, ao despertar, o sol que desponta.
Nossos mapas serão iguais,
e traçaremos juntos os mesmos roteiros
que conduzam às fontes escondidas
e aos tesouros ocultos.
Na mesma página do Evangelho encontraremos o Cristo,
partiremos na ceia o mesmo pão;
meus amigos serão os teus amigos,
perdoaremos com iguais palavras
aqueles que nos invejam.
Será nossa leitura à luz da mesma lâmpada,
aqueceremos as mãos ao mesmo fogo
e veremos em silêncio desabrochar no jardim
a primeira rosa da Primavera.
Iremos depois nos descobrindo nos filhos que crescem,
e não mais saberemos distinguir em cada um
os meus traços e os teus,
o meu e o teu gesto,
e então nos tornaremos parecidos.
E nem o mundo nem a guerra nem a morte,
nada mais poderá separar-nos,
pois seremos mais que nunca,
em cada filho,
uma só carne
e um só coração.
Que o homem não separe o que Deus uniu.
Que o tempo não destrua a aliança que nos prende,
nem os amores, o amor.
Que eu não tenha outro repouso que o teu peito,
outro amparo que a tua mão,
outro alimento que o teu sorriso.
E, quando eu fechar os olhos para a grande noite,
sejam tuas as mãos que hão de fechá-los.
E, quando os abrir para a visão de Deus,
possa contemplar-te como o caminho
que me levou, dia após dia,
à fonte de todo amor.
Nossos caminhos são agora um só caminho,
nossas almas, uma só alma.
Já não preciso estender a mão para alcançar-te,
já não precisas falar para que eu te escute..."

(Dom Marcos Barbosa)

2 comentários:

  1. amei tudo o que voce escreveu sobre a família,espero que você continue amando a todos como sempre amou,e concordo que o casamento da cilla foi a cara dela.também fiquei muito feliz por termos compartilhado tudo juntas.beijos,mãe

    ResponderExcluir
  2. amei tudo o que voce escreveu sobre a família,espero que você continue amando a todos como sempre amou,e concordo que o casamento da cilla foi a cara dela.também fiquei muito feliz por termos compartilhado tudo juntas.beijos,mãe

    ResponderExcluir