domingo, 17 de junho de 2012

Desabafo de uma consumidora!

Esta semana quero recomendar a leitura de um comentário feito em outro blog!  O tema é o direito do consumidor, melhor dizendo, o total desrespeito a este...o que por si só já merece atenção, afinal, somos todos consumidores! E sendo um texto sobre tema interessante, tá valendo né?!

Adoro o blog da Revista Época chamado "mulheres 7x7" e hoje foi publicado o desabafo de uma consumidora que, como eu, também conserva sua capacidade de indignação diante do reiterado desrespeito dos prestadores de serviços no Brasil.

Vivemos diariamente momentos de absoluto descaso por parte de empresas que deveriam nos proporcionar confortos pelos quais pagamos preços extorsivos, se comparados à realidade de outros países. 

Quem já não viveu a angústia de discutir durante horas ao telefone uma cobrança indevida da empresa de telefonia? Quem já não teve um canal suprimido, sem maiores explicações, de sua programação de TV por assinatura? Quem já não teve que discutir a cobertura do plano de saúde enquanto tinha um parente em situação grave internado em um hospital? Quem já não comprou um aparelho eletrônico com um defeito que a assistência técnica não consegue reparar, mesmo depois de várias idas e vindas? Quem já não se aborreceu com uma seguradora, qualquer que seja o bem em questão? Quem nunca viu uma cobrança indevida no seu extrato bancário??

Quem nunca viveu essas situações que atire a primeira pedra, mas como eu já vivi todas elas, posso falar que virei ainda mais fã do blog depois do comentário desta semana! Precisamos utilizar todos os espaços disponíveis em todas as mídias existentes para reclamar, cobrar, exigir e expor à luz do sol problemas que todos vivem entre as paredes de suas casas... Até porque estas empresas que não investem um centavo para melhorar o seu SAC ou a prestação do serviço, investem milhões em propaganda justamente nestas mesmas mídias, onde um segundo pode sair bem caro!

Devo confessar que de todos os problemas que já vivi como consumidora, o mais doloroso (e por isso inesquecível) aconteceu quando meu avô estava internado e tivemos a maior dificuldade para conseguir que a Unimed autorizasse uma sessão de hemodiálise na UTI, já que seria necessário levar até ele uma máquina especial que o hospital não tinha naquele momento e o plano alegava que não poderia providenciar com urgência. No mesmo ano, a Unimed manteve o contrato de patrocínio com o clube de futebol do Fluminense e inaugurou um luxuoso camarote para as celebridades cariocas curtirem o carnaval na Sapucaí, o que foi amplamente veiculado na mídia. Isso porque se trata de uma associação de médicos cuja finalidade principal nem deveria ser o lucro... Toda vez que olhava uma camisa do fluminense lembrava do meu avô no hospital e me dava muita raiva pensar que o plano não tinha autorizado um tratamento que nem era tão complicado assim! 

O que eu fiz com todo esse sentimento negativo? Nada. Ele só fez mal a mim mesma. 

Na verdade, de todos esses problemas só um desencadeou um processo no Juizado Especial, mas, sinceramente, não me sinto nem um pouco confortável em ter deixado pra lá todos os demais! Sempre que possível, agora, eu reclamo por todos os meios possíveis! Mando email para ouvidorias, ligo para a agência reguladora, formalizo uma reclamação no site... mesmo quando sei que não vai dar em nada...

Recentemente, descobri o reclameaqui.com.br e tenho usado muito o site! Eu reclamo mesmo!! Depois, faço questão de divulgar o site nas redes sociais, para que todos os amigos saibam do problema e vejam outros fornecedores campeões em reclamações! Se todos divulgarem a má prestação de serviços e falta de fiscalização por parte dos órgãos federais, estaduais e municipais competentes, alguma hora isso vai surtir um efeito...acredito muito naquela máxima da união faz a força!

Por isso, também faço questão de divulgar o desabafo que li no "Mulheres 7x7". A gente não pode perder a capacidade de se solidarizar com o outro, de ouvir suas histórias e tentar se colocar no lugar dele, porque é isso que nos faz humanos. 

Fica a dica!

Acessa aqui:


http://colunas.revistaepoca.globo.com/mulher7por7/2012/06/17/servicos-ineficientes-o-desabafo-de-uma-idiota/

Nenhum comentário:

Postar um comentário