quarta-feira, 27 de junho de 2012

Lendo no IPad!

Este ano ganhei meu primeiro presente de dia das mães: um IPad! Eu já estava querendo há algum tempo, dei sorte do sogrinho viajar bem quando seria lançada uma versão nova, então, acabei ganhando (imagina se o André ia arriscar me dar um presente de dia das mães sem uma dica! Melhor providenciar o que eu declaradamente já queria! Assim, não tinha como errar!).
A idéia de andar por aí com um treco que me permitiria entrar na internet, acessar email, ler os recados no face e ainda postar minhas andanças pelo twitter, tudo numa tela bem melhor que a do meu IPhone, já me parecia bem atraente...mas depois que ganhei pensei em explorar um pouco mais o potencial da minha novidade, comecei a baixar uns livros básicos pela internet, desses de domínio público mesmo.
No começo, confesso que estava muito cética, achava que nada no mundo poderia se comparar à sensação de virar página por página de um bom livro...ai, o cheirinho do livro, sabe, aquele misto de papel com poeira, pode até ter um mofinho (se for emprestado do duplex da minha mãe, certamente, vai ter uns ácaros), por mim, tudo bem... Sorte não ser alérgica!
Depois de alguns momentos de leitura neste novo amigo, não mudei totalmente de idéia, mas reconheço que é muito prático ler um bom livro naquela coisinha bem fina, deitada no sofá, fazendo uma pequena pausa para mandar um email para uma amiga, responder uma mensagem da irmã, etc... Agora, a maior vantagem é, sem dúvida, ler um texto com a possibilidade de procurar imediatamente uma informação sobre aquele assunto na internet, sem nem sair da minha confortável poltrona da sala. Isso tornou o texto muito mais rico para mim! Cada dúvida pode ser sanada imediatamente! 
Além disso, pense no espaço que isso pode economizar! Meus livros da faculdade ocupam uma estante enorme no meu quarto de empregada (foram despejados depois da pequena mudança que fez surgir o quarto do Miguel e transformou o quarto de TV em creche e escritório também...que confusão no meu feng shui!!) Já pensou, seu eu pudesse me ver livre de toda aquela estante?? Sobraria espaço para bicicleta, máquina de secar roupas, prancha de surf...será que meu filho vai querer uma?! Espero que não.
Na cozinha, só dá ele! Livro de receita? Não tem mais vez... Com mil sites de culinária, é tão fácil procurar a receita na internet e simplesmente fazer com o IPad ali do meu ladinho...o único problema é que ele já quase foi batizado com claras por duas vezes. Se fizer isso em casa, tome cuidado! 
Bem, no final das contas, tenho que reconhecer: ler no IPad está sendo muito gostoso! De um jeito diferente, é verdade, mas mesmo assim, muito gostoso... Estou adorando a luminosidade da tela que me deixa mais livre daquela luminária na cama ou no sofá que incomoda qualquer um (tadinho do maridinho querendo dormir...), gosto de poder aumentar a letrinha a hora que quiser e até marcar o texto sem aquele iluminador amarelo horroroso (que mancha as camisas do André)! 
Enfim, o IPad fez sucesso por aqui! Os livros para download gratuito estão disponíveis em vários foruns, em que cada leitor disponibiliza seus e-books (basta colocar no google que aparece um montão). Na Apple store tem alguns e-books legais, mas tudo em inglês, o que for de domínio público pode ser baixado gratuitamente (baixei o Ana Karenina do Tolstoi, mas ainda não comecei!)
Para autores nacionais mais contemporâneos, acabei encontrando em uma propaganda de revista um site de conteúdo digital que gostei muito:  www.iba.com.br. Comprei um livro da Lya Luft, o "Múltipla Escolha", na versão e-book, para ver como funcionava. O pagamento por cartão de crédito é fácil e tranquilo, o processo de compra foi rápido, com confirmação por email que permite o download. Nada a reclamar! Para ler é preciso utilizar um aplicativo do próprio Iba, mas este também achei ótimo, tem até marcador de página cor de rosa, fofo! Neste site há revistas e jornais com assinatura para IPad, mas estes ainda não testei...
Na seara espírita, o site da FEB disponibiliza as obras de Kardec em arquivo digital que também já baixei para facilitar a consulta :)
Depois de assistir ao filme Nosso Lar, eu estava mesmo querendo reler a coleção do André Luiz, então, fiz a busca no google e encontrei um forum com o arquivo digital, foi aí que percebi como é bom ter essa possibilidade de consultar vários textos ao mesmo tempo: ler o Nosso Lar consultando o livro dos espíritos de vez em quando foi bacana... (acabei de lembrar que não comentei esse livro por aqui...sorry! Vou comentar em breve!!)
Se alguém aí conhecer algum outro site com bom conteúdo digital, por favor, socializa! 
De resto, é seguir lendo... agora estou no meio do "Múltipla Escolha", já, já, comento por aqui também!
Até mais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário