segunda-feira, 13 de maio de 2013

Presentes de uma mãe leitora!

O que dar para uma mãe que ama ler??

Hummmm....deixe-me ver, que tal um livro??

Esta deve ser a primeira linha de raciocínio do meu marido, que atualmente compra meu presente de dia das mães!

Daria tudo certo se ficasse por aí, mas acontece que ele fica na dúvida sofre um pouquinho e vai aparecendo em casa com tudo quanto é presente possível: começa com livro, porque não tem erro, passa pelo DVD bacana, acerta sempre nos CDs (Maria Bethânia, Luiz Miguel, só coisa garantida!) e termina com um sapato caríssimo de uma loja na  qual eu nunca entraria...que não cabe no meu pezinho 38/39, mas como tudo começou com um livro, claro que ele está perdoado pelo que deu errado depois!

Enfim, esta semana quero comentar um presente do meu maridinho que foi nota dez, porque assim serve de dica e estímulo para os próximos): o fofo "Lições de Francês", da Ellen Sussman, editado pela Casa da Palavra.

Trata-se de um romance entre dois professores de francês que, em aulas nada ortodoxas pela cidade de Paris, acabam encontrando nos seus alunos o reflexo do que realmente sentem um pelo outro...conversando com estrangeiros, pessoas literalmente "de fora", se dão conta dos próprios sentimentos, deixam aflorar a paixão que sentem um pelo outro e compreendem o que desejam e o que podem ter juntos.

É muito interessante porque a história dos dois é narrada e analisada no contexto de aulas de francês muito inusitadas, que acontecem entre em passeios pelos Jardins de Paris, em filmagens para o cinema ou em um café na esquina, com todo um cenário especial que vem com ela, afinal, é uma esquina de Paris!

Ao mesmo tempo, por conter um ponto de vista de quem não faz parte daquela realidade, ou seja, os comentários da perspectiva dos "alunos", com uma bagagem e trajetória totalmente diferentes e que só estão de passagem...o livro se torna muito mais interessante.

Adorei o livro, pelas personalidades tão diferentes que ele coloca em contraste por tudo que fica em aberto, para que o leitor preencha o roteiro como sua imaginação mandar...

Ainda por cima, foi uma ótima forma de treinar meu parco francês...já que a tradutora teve a delicadeza de deixar algumas expressões mais significativas neste idioma, mantendo o sentido que a autora provavelmente quis dar à cena no original.

Foi uma leitura deliciosa.

Acertou em cheio neste presente, amor! Obrigada!

Único problema: agora fiquei com aquela vontade de reunir eu, vc e Paris novamente!

Para quem curte um clima Parisiense, olha que capa gostosa:



http://novo.casadapalavra.com.br/livros/515/Licoes+de+frances#.UZEnT44xmI4


Nenhum comentário:

Postar um comentário