domingo, 25 de setembro de 2016

#amor

Eu esta semana me atraquei com um livro sobre amor na juventude, estilo primeiro amor, adolescente, imprudente, frio na barriga...é "O amor nos tempos de #likes", escrito a oito mãos por Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira, editado pela Galera do Rio de Janeiro.

O livro tem uma linguagem super moderna, misturando diálogos de whatsapp, mensagens de texto, blogues, canal de youtube entre outras parafernálias que surpreendem só a mim que fui adolescente no tempo do ICQ, quando nem o Orkut tinha bombado ainda.

Fiquei tentando imaginar o que é ser adolescente hoje, mas mais do que isso tentei imaginar Miguel e Thiago adolescentes, usando isso tudo para se relacionar com o mundo e pensando se seria mais fácil pra eles do que foi para mim...talvez não.

Na verdade é um livro super light e por isso mesmo muito gostoso de ler, com passagens engraçadíssimas!

Eu é que compliquei um pouco as coisas com meus devaneios...

É um livro que eu quero dar para minha afilhada Ana Beatriz, porque fala sobre encontros mas também sobre estar aberta a eles, sem medo da crítica, sem pudor de parecer boba, segura de que pode ser o que quiser, sempre...o importante é estar feliz consigo mesma.

É um livro que eu gostaria de dar para a Marcella, minha prima que vive o primeiro namoro intensamente, linda, feliz, cheia de vida, porque o livro é também sobre ela e sobre tudo que pode dar certo nessa vida, mesmo que não seja perfeita de cara.

Não tem nenhuma mensagem tão profunda, mas me fez pensar que é bom manter a capacidade de  olhar a vida por um prisma mais jovem, ver o novo sem tantas certezas de quem viveu mais, porque cada tempo traz seus desafios e quanto mais aberta estiver à nova geração mais próxima estarei deles: Miguel e Thiago adolescentes, independentes, mundo à fora, mas certos de que podem sempre voltar pra casa, para conversar sobre qualquer dilema, sentindo-se acolhidos em qualquer dificuldade, ouvidos e apoiados incondicionalmente...ainda que suas dificuldades sejam outras ou que me pareçam tão mais simples na minha visão de mundo um pouco mais ampla.

O importante não é tanto a opinião, mas o estender a mão...em qualquer geração! Os dilemas são outros, mas a sensação de quem inicia uma trajetória, uma relação, um projeto é a mesma...sobre isso todo mundo quer trocar...o livro é sobre trocas, reciprocidade, amar e ser amado, em qualquer tempo.

Essa é a meta desta mãe em construção! Amar, se deixando amar, educar, sem ser inflexível, ouvir, sem julgar, criar pra vida, sabendo que eles vão ter outros amores, nem sempre fáceis, outros dilemas do tamanho das suas dificuldades, mantendo sempre a capacidade de estender a mão...porque filhos são uma missão que não termina nunca...mães são sempre necessárias...e que bom quando a recíproca é verdadeira.

Fica a dica para as leitoras que curtem um livro curtinho sobre amor!



bjs!


Nenhum comentário:

Postar um comentário