terça-feira, 27 de março de 2018

Mãe de menino

Eis que uma das mais divertidas tarefas de mãe é a escolha do livro, aquela leitura da noite, a contação de história da hora de dormir, a historinha rápida de gibi para entretenimento do domingo de manhã ou aquela pra distrair da colher que vem em direção à boca sempre fechada (como que recusando expressamente o avião que já sabe ser feijão).
Eu, modéstia à parte, sou boa na narrativa!
Em matéria de historinha: de chapeuzinho vermelho a três porquinhos, arraso nos efeitos especiais! Sou fiel ao enredo, mas dou aquela floreada pra deixar mais engraçado! Pausa intencional na hora do sopro à casinha de palha pra garantir o suspense...Sucesso garantido.
Já em se tratando de escolher o livro, sou chatinha.
Levo pra Bienal, livraria, coisa e tal...deixo cada menino livre a escolher.
Voltam eles com o livro sem história, aquele de pintar, de brincar, de ouvir músicas e sons, tudo menos uma boa história, sabe?! Dessas com início, meio e fim, deixando uma bela mensagem educativa...isso eles nunca escolhem.
Aí, lá vai a mamãe chatinha.
Mostro a primeira alternativa.
Oha esse aqui sobre o bolo de chocolate da Flávia...parece legal!
Olha esse aqui sobre o avô português...igual ao seu!
Olha esse aqui sobre o coelho que pensava...lembra do coelhinho da páscoa?
Olha isso, olha aquilo, vamos chegando a várias opções legais, eles ganham enredo, eu ganho momentos deliciosos de aconchego (e muita falação) que fazem chegar o soninho.
Aí tem o dia que o livro que eu escolho pra eles me lembra das minhas próprias leituras de infância, me lembra aquele que li na escola quando nem sonhava ser mãe de menino e eu rio de mim...já, já o Miguel vai aprender a ler, vai escolher as próprias leituras, vai deitar na cama e ler sozinho, sonhando os próprios sonhos pelas aventuras que imaginar.
Faz mal não...pelo contrário.
Faz bem.
Muito bem...
Se até lá, a gente se deparar de vez em quando com um poema do Drummond que nos faça rir ou dormir agarradinho já valeu! É isso que fica...
Tudo isso pra dizer que o livro "Menino Drummond" da Companhia das Letrinhas, com ilustrações da Angela Lago, foi um achado.
Vira e mexe entra na lista da hora do soninho e eu é que sonho, lendo para o Guel e o Thi poemas que sempre li, quando eles nem estavam aqui e que ainda vou ler para quem mais chegar...é o que fica!

Ontem li para eles:

"Quero

Quero que todos os dias do ano 
todos os dias da vida 
de meia em meia hora
de 5 em 5 minutos 
me digas: eu te amo.

Ouvindo-te dizer: eu te amo,
creio no momento que sou amado.
no momento anterior e no seguine como sabe-lo?"

[...]

Aí já viu...beijo, abraço, digo que amo mais que tudo no mundo...deita, fecha o olho e dorme, mamãe está aqui.

Eu sonho acordada, olhando para o maior amor do mundo.

Não sei até agora o que é mais gostoso, dormir agarradinhos na cama da mamãe ou ir ler na caminha de vcs...


Nenhum comentário:

Postar um comentário